Cálculo Renal

O que é Cálculo Renal?

Conhecido popularmente como pedras nos rins, o Cálculo Renal é o resultado da formação de pequenos cristais nos rins, que ao tentar expelir, o paciente sente muitas dores no canal urinário.

O rim funciona como o filtro do corpo, por onde passam, além de água, outros diversos elementos, como: cálcio, ácido úrico e oxalato. E quando há pouco líquido para dissolver essas moléculas, elas se avolumam e viram os cálculos.

Há um tipo de pedra, mais rara, a estruvita. Essa, afeta principalmente as mulheres, e está associada a bactéria Proteus Mirabillis, que altera o pH da urina; sua formação pode chegar a 11 cm, ocupando boa parte do rim. Além disso, por ser mais “mole” e fácil de ser expelida, às vezes, não é notada, e caso permaneça no organismo, pode causar sérios problemas ao rim.

Sintomas do cálculo renal

Náuseas e vômitos

Dores

Vontade de urinar toda hora

Sangue na urina

Fatores de risco

Pacientes do grupo hipertenso e obesos

Falta de Hidratação

Alimentação rica em cálcio, proteínas e sal

Beber pouco líquido

Tratamento de cálculo renal

Algumas pessoas têm predisposição genética a formação de cálculos renais em diversas composições e tamanhos. Quando identificado o cálculo é muito importante a avaliação do urologista para individualizar o tratamento, já que este pode variar de acordo com o tamanho, a dureza, localização e as possíveis complicações de cada “pedra”. Oferecemos o mais moderno e completo tratamento para cálculo renal:

Ureterorrenolitotripsia flexível a laser

um laser introduzido pela uretra que quebra as pedras;

Ureterorrenal Litotripsia semirrígida

uma fibra de laser inserida no canal da uretra. Indicada para cálculos no ureter (canal que liga o rim à bexiga);

Nefrolitotripsia percutanea ultrasonica

esse procedimento requer uma pequena incisão na região da lombar para inserir uma câmera que vai até o rim. Dessa forma, o cirurgião consegue fragmentar e aspirar os cálculos renais.

E cirurgias abertas conforme necessidade

Diagnóstico

Dores na região lombar, urina muito densa e escura ou com sinais de sangue são sinais de alerta para a saúde dos seus rins. Nesse momento, é recomendado a procura por urologistas para consultas e análise de exames laboratoriais.

Prevenção

Pacientes com histórico de cálculo renal têm 50% de chances de desenvolverem novamente as “pedras” nos rins, se medidas de prevenção não forem adotadas. Para evitar esse problema de saúde você precisa:

Procurar atendimento especializado;

Orientação nutricional;

Beba muita água;

E mantenha suas consultas e exames de rotina.

Possui algum destes sintomas? agende uma consulta!